» Dada a largada para a 8ª Früchtefest
Foto: Anne Caroline Kunzler/Prefeitura 21/07/2017

Foi em clima de festa, música e alegria que teve início a 8ª Früchtefest de Harmonia. A Orquestra da ACEFH abriu a noite com um repertório diverso que animou o público. Em seguida, foi a vez da cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades locais, soberanas e diversas autoridades da região e estaduais, incluindo prefeitos, vice-prefeitos e secretários.  O Deputado Estadual Lucas Redecker se fez presente representando a Assembleia Legislativa e o Assessor Parlamentar Darci Lauermann, ex-prefeito de São Sebastião do Caí, também marcou presença representando o governador do Estado, José Ivo Sartori.

O presidente da 8ª edição da Festa das Frutas Cítricas, Ernani Forneck, deu as boas vindas ao público ressaltando o empenho da comunidade: “Hoje, depois de semanas incensáveis de trabalho e divulgação, chegamos ao primeiro dia da 8ª Früchtefest. Muito trabalho tivemos até aqui, da decoração à estrutura, cada detalhe foi pensado para melhor atender a todos que vierem nos visitar. Mas antes de qualquer coisa, é preciso dizer que a 8ª Früchtefest foi pensada com muito carinho, em especial, para cada um dos moradores de Harmonia. A festa das frutas cítricas tem como ponto forte a exposição cítrica, comercial e industrial da nossa cidade. Cada um dos empreendedores e produtores teve e tem papel importante no desenvolvimento de Harmonia. E mais do que uma festa, essa é a nossa vitrine para todos que durante esses dias dias vierem nos visitar. A participação e o envolvimento de todos durante a preparação da festa muito nos alegra e faz ter certeza de que essa será mais uma grande edição da Früchtefest”.

O prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, em seu discurso na cerimônia de abertura, ressaltou que Harmonia tem muito mais a mostrar do que um Parque Municipal completo, sempre muito elogiado: “Essa festa é exposição cítrica, é o trabalho dos nossos produtores, o potencial da nossa cidade. Quero agradecer, de coração, a presença das autoridades e o apoio dos prefeitos do Vale do Caí neste momento importante para Harmonia. Agradecer também, em especial, às nossas soberanas, que trabalharam incansavelmente na divulgação da 8ª Früchtefest. Aos parceiros e patrocinadores, à comunidade, aos secretários municipais e a todo público presente, obrigada pela parceria. É com investimentos em educação e cultura que a gente vai para a frente, isso é o princípio de tudo. Esperamos todos de braços abertos nestes cinco dias de festa”, ressaltou.

O padre Paulo Puhl deixou sua benção e, por fim, a rainha Bianca Hilgert e a princesas Eloize Schütz e Letícia Altenhofen deixaram sua mensagem, declarando aberta a 8ª Früchtefest: “A abertura de mais essa edição da festa da nossa cidade com certeza foi muito esperada por todos. Essa festa que começou a ser planejada já no ano passado, abraçada por toda comunidade que se envolveu nesse evento desde a escolha das soberanas”, disse a princesa Letícia. “É um orgulho representar nossa cidade, nossa cultura, nossa gente. Um orgulho representar a 8ª Früchtefest de Harmonia. Essa, que é uma festa feita pela comunidade e para a comunidade. E nada mais justo que mostrar para toda a região a produção de Harmonia, mostrar o quanto o povo harmoniense é trabalhador e batalhador, mostrar os frutos de tamanho empenho. Essa cidade merece o reconhecimento que a Festa das Frutas Cítricas proporciona”, ressaltou Eloize. A rainha Bianca, por sua vez, enalteceu que todo o trabalho foi recompensado nesta noite: “Hoje, com vocês todos aqui presentes, nos sentimos gratificadas e recompensadas pelo nosso trabalho. Que tenhamos dias lindos, que esse parque fique lotado de visitantes e que cada um leve para casa um pedacinho de Harmonia em seus corações”.

A noite foi marcada ainda pela abertura simbólica da exposição cítrica e feria industrial e comercial, dentro do ginásio municipal, com o corte da fita feito pelo prefeito Lico, presidente Ernani e soberanas, que recepcionaram os visitantes e cumprimentaram os expositores. Nesta sexta-feira (21), os portões do parque abrem às 14 horas, com teatro infantil Os Peraltas às 15 horas. A partir das 19h30, o público confere diversas bandas de rock.

CLIQUE AQUI para ver as fotos da abertura