» Harmonia assina solicitação de financiamento com BRDE e busca recursos para pavimentação
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini 20/10/2017

Nesta quinta-feira (19), em ato realizado no Palácio Piratini, em Porto Alegre, diversos municípios assinaram um acordo de cooperação técnica para análise econômico-financeira, jurídica e de projetos de engenharia com a Fundação Getúlio Vargas (FVG) e o Banco Regional de Desenvolvimento do Estremo Sul (BRDE), ampliando o programa BRDE Municípios. As assinaturas do acordo com a FGV e da adesão ao programa de 27 prefeituras gaúchas foram assinadas pelo governador José Ivo Sartori, pelo presidente da FGV, Carlos Ivan Simonsen Leal, e pelo diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein, além dos prefeitos.

Em parceria com a FGV, o BRDE vai apoiar os municípios na captação de financiamento de fontes nacionais e internacionais, no incremento da participação privada em projetos de parcerias público-privadas (PPPs) e concessões e em projetos de consultoria sob medida para atender a demandas específicas das prefeituras, como administração de fundos e avaliação de imóveis.

O vice-prefeito Ernani Forneck esteve presente na cerimônia, representando o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink que estava em viagem a Brasília. Harmonia foi selecionada entre os 27 municípios para participar do programa. Ou seja, as solicitações de financiamento, por meio do BRDE, servirão para acessar recursos do Avançar Cidades, programa do governo federal destinado a obras de mobilidade urbana e infraestrutura de vias urbanas. Em Harmonia, o recurso será utilizado para pavimentação de ruas, demanda que é essencial atualmente na cidade.

BRDE Municípios

Criado em 2015, o programa contribui para o aumento da capacidade de investimento dos municípios da Região Sul do Brasil para atendimento de demandas locais prioritárias. Desde então, 62 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná foram beneficiados com recursos no valor de R$ 165 milhões, que viabilizaram projetos de saneamento e mobilidade urbana; infraestrutura econômica, social e turística, tanto no meio urbano como rural; além do desenvolvimento institucional.

Fonte: Site do Governo do Estado do Rio Grande do Sul