» Nutricionistas trabalharam Semana da Alimentação nas escolas
Foto: Divulgação 25/10/2017

Na semana passada comemorou-se a Semana Mundial da Alimentação, e para celebrar as nutricionistas do município Micheli Dal Zotto e Katiusse Both e a estagiária de nutrição Michele Ludwig realizaram diversas atividades de educação alimentar e nutricional nas escolas do município. Na quarta-feira (18) a atividade foi com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jacó Kunzler. Eles ajudaram a preparar um hambúrguer caseiro saudável, feito com pão de beterraba e espinafre, molho de beterraba, bife de hambúrguer feito com carne moída e temperos, queijo, tomate, alface e rúcula. Além disso, os alunos confeccionaram seus próprios pacotinhos reciclados com caixinhas de leite para colocar batatinhas chips assadas no forno. Para beber, os alunos ajudaram a preparar um delicioso suco natural de abacaxi com couve e hortelã.

Na quinta-feira (19) o dia foi de atividades nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs). Na EMEI Mundo da Criança, foi realizada a atividade do “Arco íris das frutas” com os alunos do Jardim. Eles ajudaram a preparar uma bandeja com diferentes frutas, onde cada uma representava uma cor do arco Iris. Após a montagem do prato, os alunos degustaram todas as frutas. No mesmo dia, na EMEI Anjo da Guarda, os alunos do Pré A e Pré B ajudaram a confeccionar deliciosos cupcakes de legumes. As crianças ajudaram em todas as etapas do preparo, desde preparar a massa, quebrando os ovos, misturar o leite, a farinha e demais ingredientes, até misturar os legumes do recheio. Posteriormente, cada um montou o seu cupcake na forminha de silicone. Enquanto as crianças esperavam o bolinho assar, elas prepararam espetinhos de frutas.

Na EMEF Prudente de Moraes, nesta terça-feira (24), as crianças do Pré e 1º ano preparam a tortinha de legumes, mesma receita do cupcake. Segundo as nutricionistas, que prepararam as oficinas culinárias especialmente para a Semana da Alimentação, em todas as atividades houve grande aceitação das preparações pelos alunos, pois ao envolver as crianças no preparo dos alimentos, ocorreu uma maior motivação para que eles provassem as receitas que eles mesmos confeccionaram. “Ao promover esse tipo de atividade de educação alimentar e nutricional dentro da escola torna-se possível estimular a autonomia e a criatividade, estimulando assim, o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e melhor qualidade de vida”, ressaltaram.

Para encerrar a Semana Mundial da Alimentação, no sábado (21) foi realizada uma Formação para Educadores da Educação Infantil do município, no Centro de Convivência do Parque Municipal. Na ocasião, foram apresentadas idéias de atividades de educação alimentar e nutricional que os professores podem trabalhar em sala de aula com os alunos desta faixa etária. A Estagiária de Nutrição Michele Ludwig apresentou algumas atividades que tem realizado em seu estágio com os alunos do Jardim da EMEI Mundo da Criança. Após sua apresentação, as educadoras assistiram à palestra “Comer e Educar: Qual o papel da escola na educação alimentar infantil?”, com a nutricionista mestre Mariana Lopes de Brito. A palestrante abordou diversos assuntos relacionados à alimentação infantil, desde a situação nutricional da criança brasileira, formação do comportamento alimentar e o que a escola pode fazer diante do cenário atual.

CLIQUE AQUI para ver as fotos