» Figueira centenária é transplantada para o Parque Municipal
Foto: Divulgação 03/11/2017

Em uma operação que contou com a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, secretaria de Obras e Viação e Encopav Engenharia, uma figueira centenária foi transplantada para o Parque Municipal José Albino Jacoby na quarta-feira (1º). A árvore que se encontrava a 100 metros dali, na entrada de Vila Floresta, precisou ser removida em função da pavimentação asfáltica que acontece no local, já que suas raízes seriam um impedimento. A espécie também estava causando problemas à residência e encostando na fiação elétrica.

Como a figueira é uma árvore nativa que não pode ser derrubada, a decisão de transplantá-la para dentro do Parque Municipal ocorreu em conjunto com os proprietários do terreno. A árvore recebeu a poda, feita pela RGE Concessionária de Energia Elétrica, e foi transportada por cerca de 100 metros com os cuidados devidos. O transplante é uma ação feita com regularidade nesses casos, já que a espécie possui grande capacidade de adaptação e sobrevivência.