» ESB do Brasil vai firmar sede no município
Foto: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura 06/11/2017

O ano de 2018 deve começar com mais uma empresa em Harmonia. Depois de diversas negociações, nesta semana a ESB Elaboradora de Subprodutos de Origem Animal do Brasil LTDA (ESB do Brasil), assina junto ao Sicredi o contrato de compra e financiamento do prédio da Sabor Orgânico, na Rua das Indústrias, no Morro Azul. A empresa é referência na produção, comercialização e serviços de envoltórios naturais (tripas). Com atuação em quatro países, eles mantêm um programa de formação de pessoal, inovando nos sistemas de produção para atender os maiores produtores de embutidos cárneos do Brasil.

A notícia é animadora, já que há uma projeção de que, inicialmente, sejam contratados de 70 a 100 funcionários, podendo chegar a uma geração de 200 novos empregos na cidade. Além disso, a empresa também fechará contrato com a Cooperativa Ouro do Sul para a compra de matéria prima, além de outros fornecedores como JBS e BRF. Também, além de novos empregos, a ESB vai garantir um maior retorno de ICMS ao município. Em contrapartida, o município fará a pavimentação, calçamento e cercamento da área, em função das obrigações sanitárias estabelecidas pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF).

As últimas diretrizes do contrato foram definidas nesta manhã, em reunião entre o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leozildo Lira, o secretário de Administração e de Fazenda, Antônio Kunzler, além do sócio da ESB e médico veterinário Daniel Berlitz, da Diretora Administrativa Comercial Angelita Ceolin e do integrante do grupo e morador de São José do Sul, Adriano Calsing.O CNPJ da empresa já foi transferido e após a elaboração do projeto ambiental e emissão do alvará de funcionamento, assim como a conclusão das obras, os trabalhos devem iniciar em janeiro e os currículos podem ser entregues na própria sede da empresa.