» R$ 100 mil em equipamentos novos para a Saúde
Foto: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura 29/01/2018

O vice-prefeito e secretário Ernani Forneck, no exercício do cargo de prefeito, recebeu no Centro de Saúde, na manhã de sexta-feira (26), o Deputado Federal Heitor Schuch, responsável por uma emenda recebida pelo município em 2017 que foi utilizada para compra de equipamentos para a área da saúde. Acompanhado do assessor parlamentar do Deputado Estadual Elton Weber, o harmoniense Lotário Vier, e de lideranças do município - entre elas o vereador Leandro Hilgert e o ex-vereador Dirceu Müller (Maratá) - Heitor conferiu os equipamentos comprados através da emenda de R$ 100 mil, específica para determinados itens.

Com este recurso foram adquiridos, por exemplo, uma câmara para conservação de imunobiológicos (vacinas), que possui bateria para o caso de falta de energia, cadeira odontológica completa, cardioversor bifásico, oito ares-condicionados (split), mesa auxiliar odontológica, armários, poltrona hospitalar, foco refletor ambulatorial, notebook, lanterna clínica, autoclave, laringoscópio, dermatoscópio, entre muitos outros itens.

Lotário frisou que conquistas para a área da saúde são sempre importantes, pois a saúde contempla toda a população, lembrando que, recentemente, o Hospital Sagrada Família de São Sebastião do Caí também recebeu uma emenda de R$ 100 mil, e outra emenda foi para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Bom Princípio, muito requisitada pelo movimento sindical. Ambas são conquistas que afetam Harmonia, que está entre as cidades atendidas pelas duas unidades.

Ernani ressaltou que a administração está constantemente em busca de recursos, seja através de ligações ou de visitas: “é uma luta diária e é preciso correr atrás para conseguir, não se pode ficar parado. Essas aquisições foram de extrema importância para o município, como a câmara de conservação de vacinas, por exemplo, que vai garantir a refrigeração das mesmas em caso de queda de luz, algo que antes sempre nos causava preocupação”.

Heitor Schuch parabenizou o trabalho do prefeito, vice e veredores, que já haviam ido até Brasília em busca de recursos e expôs seu ponto de vista a respeito das emendas: “Saúde é algo muito amplo, as emendas podem ser destinadas para itens variados e, na maioria das vezes, os grandes municípios ficam com as fatias maiores do bolo. Desse jeito, os administradores de pequenos municípios acabam gastando mais com o deslocamento até Brasília do que conseguem em retorno para o município”. Por isso é tão bom ver quando uma cidade de porte pequeno também é contemplada com uma verba que vai auxiliar na melhoria da prestação de serviços à população.

Heitor lembrou ainda que em 2017 havia sido encaminhada solicitação e que este ano estão confirmados mais R$ 100 mil para a agricultura harmoniense, recurso destinado aos grupos rurais. O deputado já tem história nesse setor também, sendo aquele que propôs a distribuição de protetor solar aos agricultores gaúchos, projeto que entrou em vigor e que auxilia os trabalhadores, inclusive de Harmonia, onde muitas famílias trabalham na produção rural e se beneficiam desse programa.

CLIQUE AQUI para ver as fotos