» Harmonia em missão na Holanda
Foto: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura 07/03/2018

No próximo sábado, dia 10, o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leozildo Lira, embarcam para os Países Baixos, na Missão Energias Renováveis e Biogás. A missão acontece de 12 a 16 de março e está sendo organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), através do seu Centro Internacional de Negócios do Rio Grande do Sul (CIN), e pelo Programa InvestRS.

O objetivo da missão, da qual estarão participando representantes de empresas, entidades e municípios gaúchos, é promover a atração de investimentos estrangeiros para o RS no setor de energias renováveis e aproximar empresas e entidades gaúchas a potenciais parceiros no mercado holandês. Para Harmonia, o objetivo específico é buscar alternativas para o tratamento de dejetos animais, que é um dos principais problemas, hoje, do município.

Durante os cinco dias de viagem, a delegação gaúcha, liderada pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, participará de visitas e acompanhará apresentações do governo da Holanda, de agências locais, cooperativas e fundações do país, que é um grande produtor e distribuidor de petróleo e detentor de uma grande reserva de gás natural. Os participantes poderão conhecer projetos e aplicações de biogás, green gás, energia solar, biogás na indústria de laticínios, biomassa de madeira, óleo e gorduras, processamento de resíduos animais, redução de gases provenientes da pecuária, entre outros temas. O grupo vai participar, também, do Brazil Network Day (BND) em Roterdã, no dia 13, que é uma iniciativa da Embaixada do Brasil na Holanda.

Há anos a prefeitura vem estudando a possibilidade da instalação de um biodigestor na cidade ou região, que seria utilizado para a produção de biogás, e buscando empresas interessadas em investir no segmento. “Acreditamos que a viagem vai nos ajudar a tomar um rumo referente a essa questão e encontrar uma alternativa para nosso projeto de biodigestor, porque o dejeto dos animais está se tornando um problema sem solução para nossos produtores”, explica o prefeito Lico.

Ao todo, a missão passará por oito cidades: Haia, Delf, Roterdã, Groningen, Hengelo, Enschede, Boxtel e Den Bosch. O retorno está marcado para o dia 17 de março.