» Campanha de conscientização busca melhorar a coleta seletiva
Foto: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura 08/03/2018

Teve início, na manhã desta quinta-feira (8), a nova campanha de conscientização sobre a coleta seletiva de lixo na cidade. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leozildo Lira, acompanhado do técnico agrícola Renê Moscon e de estudantes universitários, deu o pontapé inicial na visita aos comércios harmonienses. Munido de panfletos informativos, o grupo buscou informar e pedir a colaboração dos moradores, para que todos façam sua parte no atual sistema de coleta que é realizado em Harmonia.

Leozildo explica que, hoje, a coleta de lixo tem um custo de R$ 410 mil aos cofres do município, e que aumentar um dia na coleta elevaria ainda mais esse custo, o que é inviável. “O que é inviável, também, é retrocedermos ao ponto em que não separávamos o lixo dentro de casa e quando não tínhamos contêineres para facilitar a coleta”, ressalta.

E ainda pontua: “Se cada um fizer sua parte, deixar o lixo sexo em casa e colocar na rua apenas no dia da coleta ou no dia anterior, à noite, a cidade vai ficar mais bonita, mais organizada. É só o que estamos pedindo, para que se atentem aos dias de coleta e o tipo de lixo”.

Lembrando que a prefeitura também oferece coleta de galhos e entulhos, nas sextas-feiras, e descarte de pilhas e semelhantes. As lâmpadas entram na logística reversa, na qual se torna responsabilidade dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes do produto receberem e darem destinação adequada ao mesmo, e para os eletrônicos existem pontos de coleta nas eletrônicas da cidade.