» Autoridades harmonienses viajam em busca de soluções e investidores
Foto: Divulgação 14/03/2018

Há três dias na Holanda, em missão aos países baixos, o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leozildo Lira, fizeram bons progressos em sua busca por alternativas para o tratamento de dejetos de suínos. Em reunião realizada na terça-feira (13), a empresa Arquea, start up brasileira instalada no Feevale Techpark e que desenvolve projetos para cadeia do biogás e biodigestores de pequena escala; a AgrenNewEnergy, empresa holandesa de energias renováveis; e a prefeitura de Harmonia firmaram uma carta de intenção para implantação de uma usina de biogas e/ou biometano no município. O objetivo é reduzir o impacto ambiental da criação dos suínos da região, bem como possibilitar a duplicação do parque industrial (frigorífico) já instalado.

“Estivemos reunidos com a diretora da AgrenNewEnergy, Tania de Grave, e colocamos a nossa ideia de parceria. Prontamente a empresa se interessou no projeto e no começo de abril a representante deve ir ao Brasil para visitar nosso município”, explicou, confiante, o prefeito Lico.

O grupo também participou do Brazil Network Day (BND), uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Haia, que ocorreu na cidade de Rotterdam, com sessões plenárias reunindo palestrantes holandeses e brasileiros, e encontros de negócios com grupos do país europeu. “Mostramos aos investidores holandeses todas as possibilidades e oportunidades que o Rio Grande do Sul oferece, por meio do poder público e da iniciativa privada”, disse o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, ao comentar a participação da entidade, do governo do Estado e da Sulgás em um dos painéis.

A missão Energias Renováveis é organizada pela FIERGS, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS), e pelo Programa InvestRS. A parceria é da Netherlands Business Support Office (NBSO), do governo do Estado, com as secretarias de Minas e Energia (SME), do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect) – da embaixada do Brasil em Haia e da EEN. O grupo segue na Holanda até sexta-feira, dia 16. Nesta quarta-feira, a programação prevê visitas às instalações de biogás da empresa DMT e ao Circular Valley, uma iniciativa de três empresas onde haverá uma apresentação sobre economia circular, cujo conceito visa ao aproveitamento total dos recursos, não produzindo lixo.