» Biodigestor mais perto de se tornar realidade
11/04/2018

Na segunda-feira (09), os CEOs da Arquea Biomass Energy, Daniel Tomazoni e Francisco Tomazoni Neto, com sede no Parque Tecnológico da Universidade Feevale (Feevale Techpark), e a CEO da AgrenNewEnergy B.V, da Holanda, estiveram reunidos na prefeitura de Harmonia com autoridades locais e representantes do município vizinho, Tupandi, incluindo o prefeito Hélio Müller, para debater sobre a possibilidade de implantar um biodigestor em Harmonia que atenderia a produção das duas cidades.

O grupo participou da abertura da Semana do Município e em seguida se reuniu para apresentar projetos e ideias. Ainda de manhã, visitaram a Cooperativa Ouro do Sul e após o almoço a comitiva esteve na área destinada para a implantação da usina, na Estrada da Produção, onde foram recebidos por Miguel Lauermann. As visitas se estenderam até a propriedade do empresário Plínio Rohr, na área de confinamento de gado, à central de triagem da Junges Soluções de Limpeza Urbana, e a uma granja de suinocultura, também em Tupandi, onde os possíveis investidores puderam conhecer um pouco mais da realidade dos dois municípios, com relação ao problema dos dejetos. A programação terminou com um café colonial na Prefeitura de Tupandi.

Segundo Francisco, CEO da Arquea, dentro de 60 dias serão feitos os estudos de viabilidade juntamente com as análises laboratoriais das biomassas a fim de confirmar a possibilidade da implantação da usina, e as expectativas são grandes para a concretização da parceria. “Um dos pontos altos dessa junção é o fato de haver muita demanda (produção) concentrada em poucos quilômetros, somada à proximidade dos dois municípios, o que facilitaria muito a coleta da matéria prima”, explicou.

Na terça-feira (10) à tarde, os investidores se reuniram na sede da Sulgás, em Porto Alegre, com o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Leozildo Lira, o Diretor de Administração e Finanças da Sulgás, João Luiz Mallmann, e sua equipe técnica, e com a Diretora de Operações do Badesul, Jeanette Halmenschlager Lontra, juntamente com sua equipe. Foram discutidas linhas de crédito e a compra do gás que seria produzido, através de um edital que será lançado pela Sulgás. À noite, na palestra organizada para os suinocultores do município, Lico e Leo explicaram aos produtores o motivo de sua viagem à Holada e os progressos feitos até então. “Não gostamos de anunciar as coisas antes que, de fato, aconteçam, mas depois desse encontro e das tratativas dos últimos dias estamos muito esperançosos de que dessa vez nosso biodigestor saia do papel e vire realidade, essa vai ser nossa saída para o problema dos dejetos e a chance de aumentarmos nossa produção”, disse o prefeito.

DEBATES E BUSCA POR INVESTIDORES

Há alguns anos, Harmonia e Tupandi discutem o problema que se tornou o dejeto animal para ambas as cidades, impossibilitando que as produções aumentem devido ao fato de não haver uma solução para o dejeto, a não ser a aplicação nas lavouras, o que é uma solução limitada e, muitas vezes, inviável, levando-se em conta o risco ambiental.

De 2015 para cá, vem se falando na implantação de um biodigestor, uma parceria entre os dois municípios, e que transformaria todo esse dejeto em biogás, podendo ser utilizado em forma de energia, calor ou como substituto do gás natural. Reuniões foram realizadas, parceiros e investidores foram buscados, porém nada de concreto havia sido decidido até então.

Há algumas semanas, o prefeito Carlos Alberto (Lico) Fink e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leozildo Lira, partiram para a Holanda na Missão Energias Renováveis e Biogás nos Países Baixos, onde tiveram o primeiro contato com as duas empresas e firmaram uma carta de intenção para implantação de uma usina de biogas e/ou biometano no município com a AgrenNewEnergy. O encontro ocorreu no Brazil Network Day (BND), uma iniciativa da Embaixada do Brasil em Haia, que ocorreu na cidade de Rotterdam, com sessões plenárias reunindo palestrantes holandeses e brasileiros, e encontros de negócios com grupos do país europeu.

CLIQUE AQUI para ver as imagens