» Nova empresa deve abrir portas nos próximos meses.
Foto: Anne Caroline Kunzler/ASCOM Prefeitura 25/04/2018

Já estão em andamento as obras de pavimentação, calçamento e cercamento na empresa ESB Elaboradora de Subprodutos de Origem Animal do Brasil LTDA (ESB do Brasil), que assinou em 2017, junto ao Sicredi, o contrato de compra e financiamento do prédio da Sabor Orgânico, na Rua das Indústrias, no Morro Azul. A empresa é referência na produção, comercialização e serviços de envoltórios naturais (tripas). Com atuação em quatro países, eles mantêm um programa de formação de pessoal, inovando nos sistemas de produção para atender os maiores produtores de embutidos cárneos do Brasil. As obras estão sendo realizadas pela prefeitura.

A notícia é animadora, já que há uma projeção de que, inicialmente, sejam contratados de 70 a 100 funcionários, podendo chegar a uma geração de 200 novos empregos na cidade. Também, além de novos empregos, a ESB vai garantir um maior retorno de ICMS ao município. E em contrapartida a isso que o município firmou o compromisso de pavimentar, calçar e cercar a área, em função das obrigações sanitárias estabelecidas pelo Sistema de Inspeção Federal (SIF).

Para a empresa finalmente dar início aos trabalhos, será preciso ainda o aval do SIF, que dirá se as exigências estão de acordo (como acesso pavimentado, cerca, lagos de tratamento de água).